sábado, 9 de abril de 2011

Heroes

Ao longo da história da humanidade, muitas pessoas incomuns surgiram. Pessoas com coragem, determinação ou capacidade de liderança muito acima do normal. Alguns dessas pessoas incomuns usaram suas capacidades com más intenções... Mas muitos deles contribuíram para arte e para o desenvolvimento do ser humano e da humanidade em geral.

Esses heróis mudaram o mundo, de um jeito ou de outro, e muitos heróis surgem em tempos de crise. De volta aos EUA dos anos 60, quando Martin Luther King Jr. lutava pelos direitos dos negros extremamente discriminados na sociedade norte-americana, um treinador branco de basquete universitário resolve se levantar contra a desigualdade e faz o que nenhum treinador jamais fez: Põe sete negros no time.

Essa história real foi imortalizada no filme "Estrada para a Glória" (Glory Road em inglês). Situado em uma faculdade texana, um estado extremamente racista até os dias de hoje, o filme conta a história de Don Haskins, técnico branco de basquete que organiza um time com negros. Saindo à procura de talentos, Haskins convida tanto negros quanto brancos para o time Texas Western, e os ensina a jogar como um time. A idéia enfrenta oposição desde o começo, quando o principal patrocinador dos Miners (apelido do Texas Western – não me pergunte por quê) pergunta à Haskins porque há tantos "crioulos" no time. Durante os meses iniciais de treinamento, Haskins começa a traçar um perfil de cada jogador, e até corta alguns da escalação... Ele tenta mostrar aos negros o basquete profissional e afastá-los do basquete de rua, o qual eles estão acostumados.

Quando o Texas Western finalmente entra em campo, em casa, são aplaudidos e encorajados. Eles vencem o primeiro jogo, e fazem uma temporada fantástica, viajando pelo país, brancos e negros, todos ali pelo mesmo motivo: o basquete. Até que começam a ganhar fama e a serem notados pela sociedade americana, e em conseqüência...

Os primeiros atos de racismo acontecem quando um dos jogadores é espancado em uma das cidades em que jogam. Depois o técnico começa a receber ameaças na sua própria casa, ameaçando seus filhos e sua mulher, que por sua vez também é isolada das festas sociais do Texas por causa de seu marido. Por fim, no auge do sucesso, o racismo acompanha, e uma tragédia acomete o time...

O filme é muito emocionante, e também um tanto quanto cômico, mas principalmente chocante. Entrar em contato com um racismo tão forte é difícil, e ter que encarar pessoas que desprezam e julgam outras pessoas apenas pela cor da sua pele também não é fácil. No fim, o preconceito não é apenas sobre raças. É sobre origens, de onde seu sangue vem, quem seus ancestrais foram. E existem até hoje pessoas dispostas a julgar, condenar e matar pelo simples motivo de terem sido educados para acreditar em uma raça superior e outra inferior. E tal preconceito é encorajado pela mídia, e até abusado em alguns casos. De tanto ouvirem que são inferiores, os afro-descendentes acabam acreditando nisso e acabam usando essa alienação para justificar qualquer ato. Porém, mais importante do que ver uma manchete no jornal e sussurrar "que mundo louco esse em que vivemos" é se solidarizar e dedicar um pouco do seu tempo em assistir filmes como esse e pensar nesses heróis da humanidade, que surgem em tempos de crise e tão rapidamente quanto surgiram, desaparecem como poeira no vento. Mas não antes de ter deixado sua marca nesse mundo louco em que vivemos. Não antes de terem sido consagrados heróis.


 


 

"We can be heroes, just for one day

We can be us, just for one day."

Heroes

David Bowie

Heroes

Virgin Records

Um comentário:

  1. Affff... e não é que eu voltei?
    More trouble. Adorei a dica e adoro Bowie!
    Valeu!

    ResponderExcluir